

A Associação NEO — entidade que atua há 24 anos na defesa das Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), com o objetivo de garantir a inclusão digital e o acesso tecnológico no Brasil — busca fortalecer seu propósito e conectar-se ainda mais com seus associados de forma rápida, eficiente e dinâmica. Para tanto, a organização acaba de anunciar a evolução de sua marca e identidade visual, a qual representa a constante inovação promovida pela Associação ao acompanhar as demandas de mercado e de consumidores.
Fundada em 1999 por operadores independentes e regionais, a Associação NEO teve como escopo inicial a negociação de melhores condições comerciais para a distribuição de canais por assinatura. Atenta às mudanças setoriais, a entidade ampliou seu escopo para a atuação institucional no setor de Internet e Telecomunicações, operando na defesa dos interesses de empresas independentes por meio da livre concorrência e competitividade do mercado.
“Sempre estivemos na vanguarda dos diferentes cenários das telecomunicações e das variadas formas de fazer negócio, sempre priorizando ganhos relevantes para nossos associados. Com a nova marca, queremos transmitir a capacidade de nos reinventarmos com dinamismo e oferecermos soluções ágeis para os diferentes perfis de empresas”, explica Rodrigo Schuch, presidente executivo da Associação NEO. “Essa mudança simboliza nossos esforços para promover a inclusão digital e o acesso tecnológico em todo o Brasil”, finaliza.
O novo design foi elaborado com base nos pilares de modernidade, tecnologia e movimento. A partir de linhas retas e ângulos acentuados, os elementos do logotipo representam a objetividade e flexibilidade presente na Associação, o que confere um aspecto futurista e tecnológico. Já a paleta de cores remete à conexão do mundo digital, atrelada à confiança e ao profissionalismo da organização.
A identidade visual foi consolidada por meio de um diagnóstico de comunicação que compreendeu entrevistas qualitativas com representantes dos públicos internos e externos da instituição. Os principais resultados indicam que a Associação NEO é percebida como importante e essencial ao mercado e associados, uma vez que resolve problemas e intermedeia conflitos regulatórios.
“A pesquisa foi importante não só para guiar a questão visual, mas sobretudo para entender nossa relevância em relação aos diferentes públicos estratégicos que atuamos. A nova marca é uma oportunidade de reafirmar nossa presença junto aos associados e ao ambiente regulatório no qual trabalhamos de forma ética por condições mais justas”, pontua Mônica Gandolphi, diretora de Marketing e Parcerias da Associação NEO.
Comunicação integrada está no DNA da evolução da marca
Fortalecer o relacionamento com os associados e demais stakeholders requer um cruzamento de estratégias para alcançar os variados perfis de públicos fundamentais para a Associação NEO. Por isso, o lançamento prevê uma série de ações integradas de comunicação, a começar pela divulgação em eventos para colaboradores, membros e conselheiros.
As iniciativas contam também com o lançamento mensal de notícias, conteúdos educativos, dicas e cases por meio da newsletter e blog. O site será repaginado, com vistas a oferecer ainda mais informação e transparência sobre a entidade. Já o perfil no LinkedIn segue apresentando as iniciativas da entidade quanto à tecnologia e conectividade.
A Associação NEO possui mais de 200 associados, atendendo cerca de 5 mil municípios, em todos os estados do país, constituindo uma base de mais de 14 milhões de assinantes. Com cerca de 500 mil km de extensão em rede de fibra instalada, as prestadoras de pequeno porte atingem uma cobertura de 99% dos domicílios brasileiros.
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